Notícias

 | 22/01/2003 12h58min

Coréia do Norte pode retomar testes com mísseis balísticos

Governo não descarta possibilidade de se declarar Estado nuclear

Diplomatas ligados ao governo da Coréia do Norte declararam nesta quarta, dia 22, que o país retomará os testes com mísseis balísticos se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) der início a discussões sobre a crise detonada pelas ambições nucleares norte-coreanas. Se os Estados Unidos pressionarem demais a nação comunista, acrescentaram as fontes, o governo pode se declarar um Estado atômico.

O vice-subsecretário de Estado norte-americano, John Bolton, principal autoridade dos EUA para a área de controle de armas, afirmou, em uma entrevista concedida em Seul (capital da Coréia do Sul), prever que o Conselho de Segurança trate da questão até o final desta semana.

A Coréia do Norte assustou seus vizinhos em 1998 ao disparar um míssil de médio alcance que passou por cima do Japão. No ano seguinte, o país declarou que interromperia os testes até o começo deste ano. Em setembro passado, a moratória foi prorrogada por prazo indeterminado. Mas, no começo deste mês, a Coréia do Norte retirou-se do Tratado de Não-Proliferação nuclear e então sugeriu que poderia retomar os lançamentos.

Um outro diplomata afirmou que, se os EUA adotarem uma postura mais rígida em relação aos norte-coreanos, o país comunista pode declarar ter a intenção de fabricar armas nucleares.

– É dessa forma que o governo norte-coreano acredita poder proteger sua soberania e garantir sua sobrevivência – disse.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.