Notícias

 | 09/06/2008 12h36min

Brasil registra em maio aumento de 81% das exportações de arroz

Por outro lado, importações do cereal sofrem forte queda

As exportações de arroz atingiram 76,9 mil toneladas em maio e o setor calcula que 213,4 mil toneladas saíram do Brasil desde janeiro. O resultado, até o momento, é o melhor da história e supera, inclusive, o ano de 2006, considerado o melhor para os arrozeiros em termos de exportação. Se comparado com o último ano, o Brasil exportou 81% a mais, com o Rio Grande do Sul representando cerca de 92% do total das saídas.
 
Segundo a equipe de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em maio de 2007 o país havia exportado 45,7 mil toneladas. O destaque do último acompanhamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é o aumento das exportações de arroz beneficiado. Conforme o MDIC, 60,2% das saídas do produto neste ano foram desta categoria, o que representa maior valor agregado ao arroz.
 
Benin, com 27,3 mil toneladas, e Suíça, com 25,5 mil toneladas, foram os principais destinos para o arroz brasileiro em maio. A expectativa do Irga é de que o setor consiga exportar 600 mil toneladas este ano.
 
Importações têm forte queda em maio
 
As importações de arroz apresentaram queda acentuada em maio. Foram importadas 41,2 mil toneladas, uma redução nos volumes de 50,5% em relação ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano, 295,7 mil toneladas entraram no Brasil, queda de 5% se comparado aos quatro primeiros meses do último ano.
 
Para o analista de mercado do Irga, Camilo Oliveira, a diminuição das importações reflete a valorização do mercado internacional, que faz com que o Uruguai e Argentina direcionem suas exportações preferencialmente para terceiros mercados. Outro fator é a restrição das saídas do produto na Argentina, imposta pelo governo local.

IRGA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.