Notícias

 | 02/06/2008 08h50min

Lula vai defender em conferência da FAO fim de subsídios agrícolas de países ricos

Presidente estará presente na abertura do evento nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, dia 2, que vai defender, durante a Conferência de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar Mundial, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a retirada de subsídios agrícolas por parte de países ricos. O encontro começa nesta terça-feira, dia 3, e tem como tema Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas e Bioenergia.

Segundo ele, 854 milhões de pessoas dormem com fome todos os dias no mundo e é preciso que os líderes reunidos no encontro, em Roma, se mobilizem para que “as pessoas não joguem a culpa do preço dos alimentos em cima dos países pobres mais uma vez”.

– É importante que a gente comece a estabelecer uma estratégia para melhorar a produção de alimentos e, sobretudo, tirar os subsídios na agricultura dos países mais ricos, que tornam praticamente impossível ao mundo pobre vender comida à Europa, porque não tem incentivo para produzir – disse, em seu programa de rádio semanal Café com o Presidente.

Outro tema que será abordado por Lula durante a conferência é a produção de petróleo e suas possíveis implicações no aumento dos preços dos alimentos. O custo do transporte, por exemplo, segundo o presidente, são coisas “que muita gente não quer discutir”, mas que exigem uma resposta “imediata”.

Ele lembrou que a crise de alimentos já atinge países como Chile, Estados Unidos e o próprio Brasil, além de todo o continente europeu e que, diante de uma problemática mundial, o acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) na Rodada Doha precisa ser concluído.

– Que os países ricos abram mão dos subsídios agrícolas que dão aos seus agricultores. Que os Estados Unidos diminuam os subsídios. Aí sim, os países pobres vão se sentir motivados a produzir mais alimentos para comer e para vender – declarou Lula.

AGÊNCIA BRASIL
Valter Campanato, ABr  / 

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram com turistas brasileiros da janela da Embaixada do Brasil em Roma (Itália)
Foto:  Valter Campanato, ABr


Notícias Relacionadas

31/05/2008 11h39min
Lula defenderá etanol na Conferência da FAO em Roma
30/05/2008 17h42min
Lula vai a Roma defender biocombustíveis na conferência da FAO
29/05/2008 20h33min
FAO reconhece qualidade da produção brasileira de biocombustíveis
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.