Notícias

 | 22/05/2008 14h06min

Secretário-geral da ONU pede revisão da agricultura para enfrentar perdas na biodiversidade

Ele creditou à pecuária boa parte das emissões de gases poluentes

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou a atenção para os problemas da agricultura e da mudança climática no Dia Mundial da Biodiversidade, nesta quinta-feira, dia 22. Ele ressaltou a perda devastadora de espécies a um ritmo alarmante e destacou que para enfrentar o problema é preciso revisar a agricultura.

Ele se mostrou pessimista com os números que indicam que um quinto dos animais domesticados correm risco de extinção, com uma média de uma espécie que se perde a cada mês. Das 7 mil espécies de plantas usadas pelo homem na história da agricultura, apenas 30% são para alimentar a população.

Atualmente, a população mundial enfrenta uma crise alimentícia global que tem sua origem, além de nos altos preços das matérias-primas e do petróleo, no esgotamento de algumas plantas e na mudança climática. O responsável das Nações Unidas destacou que confiar em apenas 30% das espécies vegetais comestíveis é uma estratégia que deveria ser revista.

Ban Ki-moon disse também que a mudança climática está complicando a situação, já que as variações na temperatura e as precipitações estão causando grandes problemas à agricultura, até o ponto que, segundo especialistas, isso pode custar aos países do sul da África até 30% de suas colheitas de milho em 2030.

- A diversidade em agricultura e pecuária é o melhor seguro que dispomos para fazer frente a essas mudanças - insistiu Ban, que lembrou que a criação de gado é uma das principais responsáveis pelo aumento das emissões de gases poluentes pelo transporte.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.