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 | 17/05/2008 13h10min

Abic celebra Dia Nacional do Café com incentivo à sustentabilidade

Café Sustentável, Consumidor Consciente é a mensagem que a Abic quer transmitir durante as comemorações do Dia Nacional do Café, no próximo dia 24. A entidade abraçou a defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no planeta e começou a estimular que torrefadoras, cafeicultores, exportadores, varejistas e pelos 91% dos brasileiros acima de 15 anos que consomem café diariamente façam o mesmo.

A Abic quer mostrar que por trás de uma xícara de café existe uma imensa cadeia produtiva que vem aprimorando o conceito da sustentabilidade econômica, ambiental, ecológica e social. Para a entidade, na prática isso significa não utilizar mão-de-obra escrava ou infantil e gerar recursos para sustento e melhoria da qualidade de vida de todos os trabalhadores, familiares e comunidades.

Qualidade do grão é caminho para sustentabilidade

De acordo com a Abic, a qualidade do grão é importante nesse conceito econômico, social e ambiental, pois quanto melhor o café, maior a agregação de valor, favorecendo todos os elos e agentes do agronegócio.

Para isso, são fundamentais os estudos coordenados nacionalmente pela Embrapa, por meio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que descobrem cada vez mais variedades com características que permitem ganhos de produtividade, maior proteção ambiental e economia de defensivos.

O trabalho se estende às indústrias de embalagens, de equipamentos e serviços, cujo desenvolvimento tecnológico permite a racionalização de custos, manutenção da qualidade e melhor gestão nas lavouras, indústrias e firmas exportadoras.

Cafés Sustentáveis

O reconhecimento vem por meio de certificações para o chamado grão verde. Auditores visitam as propriedades cafeicultoras e verificam se todos os quesitos de sustentabilidade foram cumpridos.

Em 2006, a Abic lançou o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, que avança nas certificações ao auditar também o processo industrial. As primeiras marcas foram lançadas em 2007 e em breve novas indústrias vão incluir este selo em seus produtos nas categorias Superior e Gourmet.

Com isso, o consumidor que já procura nas embalagens a origem do produto e tipo de blend (combinação de cafés com características complementares), além de informações sobre ponto de torra e tipo de moagem passa a ter também a certeza de adquirir um café sustentável da lavoura à xícara.

– O negócio café passa por grandes e positivas transformações, e o Brasil, que é o maior produtor e exportador do mundo e segundo maior mercado consumidor, é efetivamente um grande exemplo – diz Guivan Bueno, presidente da Abic.

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