Notícias

 | 09/05/2008 15h21min

Brasil passará a enviar energia à Argentina no sábado

Uruguai também poderá receber parte da transmissão brasileira

O Brasil começará a enviar no sábado energia à Argentina para ajudar o país a enfrentar um possível desabastecimento durante o inverno, e indiretamente poderá terminar ajudando também o Uruguai, informou nesta sexta-feira o Ministério de Minas e Energia. Inicialmente, serão enviados à Argentina uma média de 300 megawatts (MW), quantidade que será elevada nas próximas semanas.

O ministério esclareceu que, como a capacidade da conversora de freqüência entre Brasil e Uruguai está limitada a 72 megawatts. Por isso, a energia teria de ser transmitida inicialmente à Argentina para depois ser enviada ao país vizinho, que também passa por problemas energéticos.

"O Ministério de Minas e Energia reitera que todos os esforços serão feitos para ajudar os países vizinhos, sempre de acordo com a política estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", acrescenta a nota. A energia enviada à Argentina procederá das termelétricas brasileiras alimentadas com diesel.

O acordo entre Brasil e Argentina prevê a transmissão média de cerca de 800 MW, volume que poderá chegar a 1,5 mil MW, se for necessário. O fornecimento de eletricidade ao país vizinho foi decidido em reunião em fevereiro, em Buenos Aires, entre Lula e a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.