Notícias

 | 13/03/2008 14h19min

Argentina diz que integração com Brasil garante energia aos dois países

Presidente boliviano disse em fevereiro que não poderá mais fornecer gás

Argentina e Brasil se comprometeram a fazer de tudo para "garantir" o fornecimento da "energia que falta" nos dois países, afirmou nesta quinta-feira o chefe do gabinete argentino, Alberto Fernández. Ele disse que o acordo responde a uma conversa que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, manteve na quarta-feira com o colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dois líderes "expressaram seu compromisso de garantir que vão fazer tudo o que for necessário para que os países tenham a energia da qual precisam", afirmou Fernández. O chefe de gabinete indicou que será feito um acompanhamento semanal "do fluxo energético em ambos os países" para "ver exatamente onde pode haver uma maior demanda e tentar atender a esse consumo" de forma a resolver problemas de forma conjunta.

— Como todos os anos, já é um clássico, quando chega o verão falta energia devido ao uso de ar-condicionado e, quando chega o inverno, falta energia pelo gás das indústrias — apontou. — Temos que suportar não só em matéria energética, mas em todos os lados, em outros setores da economia, as tensões próprias de um país que cresce e que cresce muito — completou.

Segundo ele, o pacto entre os presidentes de Argentina e Brasil remete a "conversas" entre ambos nas últimas semanas e às que mantiveram com o chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, em fevereiro, em Buenos Aires, para debater a situação energética na região. Fernández destacou que, durante o encontro dos três governantes, houve um compromisso para "extremar os esforços para garantir o fornecimento de gás" na região, num momento em que a Bolívia não pode cumprir seus compromissos de abastecer a Argentina.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.