| 05/05/2008 07h15min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar que o aumento no preço dos combustíveis não será sentido pelos consumidores — à exceção do óleo diesel — durante o programa semanal de rádio Café com o Presidente:
— Esse aumento não vai ter nenhum reflexo para o consumidor porque foi reduzida a Cide (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) de 0,28 centavos por litro para 0,18 centavos por litro. Ou seja, significa que aumento zero para ele. No óleo diesel vai haver um aumento de 8,8%. O efeito disso na inflação é de apenas 0,015, ou seja é muito pouco.
Lula classificou a medida como inteligente, pois foi possível promover o reajuste para a Petrobras. O presidente disse ainda que os consumidores devem ficar atentos e denunciar qualquer aumento indevido.
Ele ainda comemorou e comentou sobre a concessão de grau de investimento concedido ao país pela agência Standard & Poor's. Lula disse que o título se
deve ao trabalho realizado na área econômica do
Brasil.
— Nesses últimos cinco anos nós trabalhamos com muita seriedade. Todo mundo se lembra como é que estava o Brasil em 2003. Foi um trabalho imenso, fizemos um ajuste fiscal delicadíssimo e eu só pude fazer porque eu troquei o capital político de quem ganha uma eleição por fazer uma política dura na área fiscal. Nós conseguimos com um arrocho muito grande controlar a economia brasileira, reduzir a inflação, aumentar as nossas reservas, aumentar as nossas exportações. E esse conjunto de fatores fez com que as pessoas começassem a enxergar o Brasil de uma forma muito mais saudável.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.