Notícias

 | 29/04/2008 16h55min

CPI do Detran: junta médica verifica se dono da Pensant pode prestar depoimento em casa

José Fernandes é proprietário da empresa que seria mentora esquema que desviou de cerca de R$ 40 milhões da autarquia

Adriana Irion  |  adriana.irion@zerohora.com.br

O dono da empresa Pensant Consultores, José Fernandes, será submetido a uma junta médica que verificará se ele pode prestar depoimento aos membros da CPI do Detran em seu apartamento, em Porto Alegre.

Como Fernandes apresentou atestado médico para não comparecer à sessão de segunda-feira, os deputados decidiram ouvi-lo em casa, mas a família só permitirá isso se houver autorização médica.

Mesmo que autorizado pelos médicos, no entanto, Fernandes deve frustrar as expectativas dos membros da CPI utilizando a prerrogativa constitucional de só falar em juízo. Depois de se reunir com os Fernandes no apartamento situado na Rua Silva Jardim, hoje à tarde, o advogado Cyro Schmitz protocolou na CPI a solicitação de que a Assembléia Legislativa forme uma junta para avaliar as condições de saúde de Fernandes. O trabalho será acompanhado pelo psiquiatra que o trata, Benami Sokolovsky.

Na sexta-feira, o advogado havia protocolado na CPI uma atestado médico assinado pelo psiquiatra, informando que seu cliente está sob tratamento para depressão e não poderia ser submetido a depoimento. A Assembléia Legislativa vai enviar a junta médica para avaliá-lo.

— Como advogado dele não posso permitir que haja o depoimento sem que médicos atestem que isso é possível, pois ele está sob tratamento e pode ter algum agravamento no quadro clínico — explicou Schmitz.

O depoimento de Fernandes está marcado para às 18h de amanhã. Levando em conta os depoimentos prestados por dois filhos dele e uma nora à CPI, na segunda-feira, os deputados podem ter a expectativa de obter informações mais uma vez frustrada. Ferdinando e Fernando Fernandes e a advogada Denise Nachtigall Luz praticamente não responderam aos questionamentos dos parlamentares.

A Pensant é apontada na investigação da fraude milionária do Detran como a mentora do esquema que lesou a autarquia em pelo menos R$ 40 milhões. Foram indiciados pela PF Fernandes e sua mulher, Lenir Beatriz da Luz Fernandes, os filhos do casal Ferdinando, Fernando e Francene, e Denise, mulher de Ferdinando.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.