Notícias

 | 25/04/2008 18h48min

Brasil será maior produtor de soja por causa dos biocombustíveis

Relatório divulgado nesta quinta-feira diz que o país pode ultrapassar os Estados Unidos

O Brasil terá em seis anos o maior cultivo de soja do mundo e, ainda em 2008, poderá ultrapassar os Estados Unidos como o maior exportador do grão, indicou nesta sexta-feira um estudo que responsabilizou dessa expansão a "febre pelos agrocombustíveis".

O relatório "O Brasil dos Agrocombustíveis", da ONG Repórter Brasil, questionou também "os males sociais e ambientais causados pelo aumento da produção de agrocombustíveis".

Segundo o documento, "a crescente demanda internacional por agrocombustíveis constitui-se no mais novo fator de incentivo ao avanço da produção de soja no Brasil".

"O aumento da demanda nos EUA pelo etanol produzido com milho incentivou o plantio desse grão e contribuiu para estancar a área de soja" no país. Com isso, cresceu no Brasil o cultivo deste produto.

Alguns países e organizações culparam a indústria dos biocombustíveis pela escassez e encarecimento de alimentos no mundo.

O relatório indica que a produção de soja aumentou 7,9% no Nordeste e 20% na região Norte. As plantações avançam sobre a Amazônia, aponta o documento, o que contribui para aumentar o índice de desmatamento.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.