Notícias

 | 07/03/2008 19h45min

CPI do Detran recolhe documentos em Santa Maria

Até o final da próxima semana a Polícia Federal deve encaminhar o inquérito à Justiça

Atualizada às 21h05min

Deputados que integram a CPI do Detran recolheram documentos em Santa Maria nas fundações suspeitas de envolvimento na fraude. O esquema teria desviado R$ 44 milhões a partir de irregularidades em contratos para a realização de exames de carteiras de habilitação. Até o final da próxima semana a Polícia Federal deve encaminhar o inquérito à Justiça. Ao todo, 35 pessoas já foram indiciadas.

O presidente da CPI, Fabiano Pereira, e o vice, Paulo Azeredo, se reuniram com os representantes da Fundae e da Fatec, fundações ligadas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), contratadas pelo Detran. As instituições terceirizavam os serviços para outras empresas, o que seria ilegal.

Segundo Fabiano, os documentos obtidos em Santa Maria devem começar a ser avaliados já segunda-feira. As informações obtidas com a análise ajudarão a CPI a formular perguntas para os próximos ex-dirigentes do Detran que serão ouvidos.

— Saímos daqui com documentos importantes que serão analisados pela comissão. Ainda existem muitas dúvidas a serem esclarecidas — disse Fabiano.

— Essa reunião desmistificou algumas questões. Essa documentação chega em boa hora. Estamos levando também notas fiscais da Fatec com empresas suspeitas — completou Azeredo.

 



O esquema foi revelado em novembro pela operação Rodin da Polícia Federal. Os deputados voltaram de Santa Maria com as cópias dos contratos assinados desde 2003.

O presidente da Fatec, Rogério Koff, disse que nos próximos 30 dias devem sair os resultados de uma auditoria interna sobre outros 400 projetos da fundação. Koff disse que, com isso, querem ver se houve o mesmo erro em outros projetos.

Segundo Koff, a Fatec vem recebendo menos do que o que foi acordado com a Fundae para a elaboração das provas para carteira de motorista.

— Nos colocamos à total disposição para colaborar com a CPI. A reunião também serviu para colocarmos aos deputados que estamos quase a ponto de paralisar os serviços por falta de pagamento. A Fatec está sendo prejudicada e não pode pagar esse preço — reclamou Koff.

Os dirigentes da Fundae explicaram aos deputados como a entidade foi contratada pelo Detran.

— Fornecemos uma cópia do contrato (com Detran) a eles. Nos colocamos à disposição para tudo que for necessário. Não há nada na fundação que não possa ser mostrado — afirma o advogado da Fundae, Sérgio Blattes.



RBS TV E DIÁRIO DE SANTA MARIA
Lauro Alves  / 

O presidente e o vice da CPI se reuniram com os representantes da Fundae e da Fatec em Santa Maria
Foto:  Lauro Alves


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

03/03/2008 21h36min
Ex-diretora do Detran reconhece problemas na contratação da Fatec
03/03/2008 20h38min
CPI do Detran: base aliada recusa pela terceira vez acesso ao inquérito da PF
03/03/2008 15h18min
Cremers pede que CPI do Detran investigue suposto desvio milionário
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.