Notícias

 | 01/03/2008 09h08min

Yeda Crusius convida UE para visitar fazendas gaúchas

Apenas 11 propriedades do Rio Grande do Sul estão aptas a exportar

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), convidou representantes da União Européia para conhecer todas as 467 fazendas gaúchas consideradas aptas, em auditoria, a exportar carne bovina para o bloco. Após suspender as importações, a UE liberou esta semana o fornecimento de carne de 106 propriedades brasileiras, das quais apenas 11 no Rio Grande do Sul.

— Esse jogo de perde-perde não nos alegra em nada — afirmou, sobre a escolha das 11 fazendas no Estado, comemorando, no entanto, o fim do embargo total.



O Rio Grande do Sul já tem em mãos a rota que a missão da UE deve trilhar a partir do dia 10. As três equipes que verificam o sistema de rastreamento do gado em fazendas do país começam no Estado pelos municípios de São Gabriel, Aceguá e Uruguaiana, onde localizam-se cinco das 11 fazendas autorizadas a exportar carne bovina para a UE desde a última quarta-feira.

A seguir, os grupos seguem para vistorias nos municípios de Tupanciretã e São Borja, onde há mais três propriedades habilitadas. Entretanto, a confirmação das propriedades ocorrerá 48 horas antes da inspeção. Os grupos chegam no dia 8 ao Estado, mas os europeus somente devem revelar quais serão as propriedades que passaram pelo pente-fino 48 horas antes da inspeção.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.