Notícias

 | 05/02/2008 22h52min

Leci Brandão diz que pensaria "com carinho" se fosse indicada para ministério

Nome da cantora foi citado pelo movimento negro para pasta de Igualdade Racial

Após a saída de Matilde Ribeiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), no último dia 1º, o nome da cantora Leci Brandão foi apontado pelo fundador e conselheiro da organização não-governamental (ONG) Educafro, Frei David, como o preferido do movimento negro para ocupar o cargo. A artista disse nesta terça-feira não se sentir "preparada" para o cargo, mas reconheceu que, caso fosse convidada, "pensaria com muito carinho, atenção e seriedade". Ela demonstrou surpresa e afirmou desconhecer que seu nome tivesse sido lembrado:

— Estou sabendo disso agora, até sentei.

Leci afirmou que é preciso ter "amplos conhecimentos" e curso superior para assumir um ministério, mas depois ponderou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é formado. Ela cursou três períodos de Direito e chegou a ser aprovada em vestibular para Comunicação Social, mas não concluiu nenhum dos cursos. A cantora afirmou que não é filiada a partido político e nunca ocupou função pública, mas que já foi convidada por partidos para se candidatar a vereadora e deputada e não quis.

— Sou independente — disse, explicando que sempre preferiu lutar pelas causas com as quais simpatiza: — Defendo tudo que acredito, negros, índios, quilombolas, cantei em penitenciárias. Luto pelos menos favorecidos e eles me consideram uma defensora da reivindicações deles.

A artista é conselheira da Seppir e foi escolhida para discursar em nome dos movimentos sociais na 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em 2005, quando defendeu a política de cotas, a juventude negra e o reconhecimento das religiões de matriz africana na formação do país. Sobre a saída de Matilde Ribeiro, que deixou o cargo após denúncia de gastos irregulares com cartão corporativo, comentou:

— Fiquei triste, é a segunda mulher negra que sai do Poder Executivo. A primeira foi a Benedita da Silva. Isso enfraquece a gente, enfraquece o movimento negro.

AGÊNCIA BRASIL
Fabio Pozzebom, ABr  / 

Leci (E) é conselheira da Seppir e participou de evento junto com outros artistas
Foto:  Fabio Pozzebom, ABr


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/02/2008 21h34min
TCU vai investigar gastos com cartões corporativos
05/02/2008 08h50min
CGU omite mais da metade das despesas corporativas
04/02/2008 08h40min
Segurança da filha de Lula gastou R$ 55 mil em cartão corporativo
01/02/2008 23h51min
PT afirma que Matilde Ribeiro foi alvo de intolerância
01/02/2008 21h27min
Assinado decreto que altera regras para uso do cartão corporativo
01/02/2008 21h17min
Comunidade negra quer indicação de Leci Brandão para ministério
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.