Notícias

 | 31/01/2008 18h39min

Santa Catarina pedirá ajuda ao governo federal

Levantamento dos danos será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional

Atualizada às 19h51min

Os impactos da chuva na Grande Florianópolis foram discutidos em uma coletiva com o governador Luiz Henrique da Silveira e prefeitos da região, na tarde desta quinta-feira. O pedido de ajuda foi unânime.

As prefeituras farão um levantamento dos danos que será encaminhado ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para que recursos sejam liberados.

Os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, e Itapoá, no Norte, decretaram situação de emergência. Navegantes, no Litoral Norte, decretou situação de calamidade. Florianópolis deverá decretar emergência em alguns pontos da cidade nas próximas horas.

Anitápolis, onde teve queda de barreiras e alagamentos, São Francisco do Sul e Penha deverão decretar situação de emergência também.

Em Angelina, a situação também é grave, metade da cidade está sem energia elétrica. Santo Amaro da Imperatriz tem um metro e meio de água no centro da cidade.

Até este momento, Palhoça registra 250 desabrigados, São José 200, Joinville 60 e Itapema 46. Segundo a Defesa Civil, 1 milhão de pessoas foram atingidas pela chuva em todo Estado.

Em São Francisco do Sul, Itapoá, Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas. Em Camboriú, deslizamentos de terra destruíram duas casas na localidade de Toca. As famílias desabrigadas foram levadas para escolas e um ginásio de esportes.

O governador pediu que as pessoas não saiam de casa evitando mais transtornos. Quem está em locais de risco deve ficar atento para possíveis deslizamentos de terra. Para pedir ajuda basta ligar para o número 153.

O Corpo de Bombeiros está com todo o efetivo das praias à disposição para ajudar no socorro dos atingidos pela chuva. Exército, Marinha e Aeronáutica também estão na força-tarefa.

DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.