Notícias

 | 18/12/2007 20h40min

Bispo faz oito exigências para encerrar jejum

Sem-terras e PSOL manifestaram apoio a dom Cappio

O bispo de Barra, interior da Bahia, dom Luiz Flávio Cappio, enviou nesta terça-feira ao Palácio do Planalto uma contra-proposta para interromper a greve de fome que completou hoje 22 dias. A primeira de oito exigências listadas é a suspensão das obras de transposição do Rio São Francisco, com a retirada das tropas do Exército. Para hoje à noite, está previsto que Gilberto Carvalho, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, discuta a questão na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Porém, a ordem de Lula é não colocar o fim do projeto na mesa de negociação. Cerca de 300 ribeirinhos e lideranças de movimentos sociais fizeram uma passeata na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para divulgar a proposta do bispo.

— O problema é que temos dois Luiz cabeçudos, um Cappio, outro Inácio — disse Marina Santos, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que afirmou que não está criticando a postura do bispo, apenas ressaltando a "intransigência" do governo e o desprendimento de dom Cappio.

Os sem-terra já se manifestaram contra o projeto de transposição do São Francisco. O PSOL e a atriz Letícia Sabatella também participaram do ato. O religioso também exige a implementação de obras do Atlas do Nordeste, feito pela Agência Nacional de Águas, apoio da União a projetos de armazenamento de água para consumo humano, implantação de programa de revitalização da bacia do São Francisco, revitalização das bacias do Jaguaribe, Piranhas-açu e Parnaíba, apoio técnico para o Pacto das Águas do São Francisco e um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o semi-árido.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.