Notícias

 | 05/10/2007 11h17min

STF decide hoje pedido de liberdade de Cacciola

Solicitação do habeas corpus foi feita anteontem pela defesa do ex-banqueiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir ainda hoje se concede ou não habeas corpus ao ex-banqueiro Salvatore Cacciola para que ele possa responder em liberdade ao processo de extradição, movido pelo governo brasileiro.

Condenado a 13 anos de prisão pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por desvio de dinheiro público e gestão fraudulenta do seu banco, o Marka, Cacciola foi preso pela Interpol em Mônaco em 15 de setembro. A Justiça do principado analisa o pedido de extradição do ex-banqueiro, que ainda terá de ser submetida ao príncipe Albert II, chefe do Executivo do principado.

O habeas corpus, com pedido de liminar, foi apresentado anteontem no STF pela defesa de Cacciola. Por se tratar de réu preso, o pedido será julgado com prioridade. A decisão caberá ao ministro Menezes Direito, relator do caso.

O ex-banqueiro chegou a ser preso em julho de 2000, mas fugiu para Roma após ser beneficiado com alvará de soltura expedido pelo ministro Marco Aurélio Mello. O Ministério da Justiça teme que uma nova liminar permita que o ex-banqueiro fuja novamente para a Itália, que já negou a extradição por se tratar de um cidadão nacional. Cacciola tem dupla nacionalidade.

Na petição, a defesa alega que, durante sua estada na Itália, Cacciola teria ficado à disposição da Justiça brasileira, por intermédio de seu defensor. Alega que ele até informou o endereço, "onde por diversas vezes foi localizado, sendo ouvido em outros processos por carta rogatória". Por isso, segundo a defesa, não faria sentido a argumentação da Justiça do Rio, que decretou a prisão preventiva do ex-banqueiro sob o argumento de que ele estaria foragido.

Agência Estado
Cacalos Garrastazu  / Zero Hora

Ex-banqueiro foi condenado a 13 anos de prisão
Foto:  Cacalos Garrastazu  /  Zero Hora


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/10/2007 03h07min
Cacciola pede habeas corpus ao STF
02/10/2007 13h21min
Embaixada recebe pedido de extradição de Cacciola
02/10/2007 10h18min
Brasil pede hoje extradição de Cacciola
01/10/2007 14h43min
Extradição de Cacciola será pedida nesta terça-feira, diz Tarso
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.