Notícias

 | 04/08/2002 17h54min

Cocaína que abastece Itajaí é produzida pelas Farc, diz PF

A pasta base da cocaína que chega a Itajaí é produzida pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Segundo um estudo da Polícia Federal de Itajaí, a droga estaria sendo trazida à região por duas rotas distintas com saída no Paraguai, onde a cocaína é refinada. As Farc são hoje o maior produtor de pasta de cocaína no continente, garante o relações públicas da Polícia Federal, Carlos Ely Castro.

A primeira rota utilizada pelo narcotráfico passa por Capitão Bado no Paraguai, Arau Moreira no Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu, no Paraná, até chegar ao Litoral catarinense. A outra rota passa por Pedro Juan Cabalero, no Paraguai, chegando a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e passando pelo interior de Sao Paulo antes de chegar a Santa Catarina. De Itajaí, a cocaína é distribuída para as demais cidades da regiao, Oeste catarinense e Rio Grande do Sul.

A droga chega com certa facilidade. De acordo com Castro, os traficantes preferem cruzar a fronteira em Foz do Iguaçu. A razao para fazer a travessia na divisa do Paraná com o Paraguai está no fato de que a abordagem dos órgaos de fiscalizaçao, em razao do grande volume de veículos, é feito por amostragem, o que reduz o risco de detençao. A Polícia Federal conseguiu fazer um mapa da rota do tráfico a partir de depoimentos dos traficantes detidos nos últimos tempos. Castro explica que uma das causas mais prováveis para os traficantes preferirem concentrar a distribuiçao no Litoral catarinense é o poder aquisitivo da populaçao. Os próprios traficantes detidos pela polícia revelam que os compradores de droga da regiao sao bons pagadores.

As informações são do Jornal de Santa Catarina

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.