Notícias

 | 26/05/2002 17h30min

Colombianos vão às urnas com forte esquema de segurança

Presidente Andrés Pastrana apelou para que toda a população participe do pleito

As eleições presidenciais na Colômbia começaram neste domingo, dia 26, com forte esquema de segurança. Mais de 200 mil membros do Exército e a polícia estão trabalhando para garantir segurança, depois de um semana de muita tensão. Cerca de 24 milhões de pessoas estão aptas a eleger o sucessor do presidente Andrés Pastrana.

Mesmo depois de uma onda de sabotagens rebeldes contra a infra-estrutura elétrica, o que deixou várias áreas do país sem luz, Pastrana demonstrou otimismo. Ao votar, ele convidou os colombianos a " usar a arma mais poderosa dos civis contra os grupos armados, a arma da democracia".

– Nestas eleições que se iniciam vamos dizer aos rebeldes que é através dos votos e não das balas que atingimos objetivos – acrescentou Pastrana.

Além de reforço policial, dezenas de aviões e lanchas equipados com armas de fogo percorrem o território colombiano para garantir a segurança. As principais cidades estão sob vigilância militar. A Justiça Eleitoral ordenou a transferência de cerca de 600 mesas de votação de povoados afetados pela violência para as juntas municipais.

No total, 11 candidatos disputam a Presidência. Segundo pesquisas divulgadas nos últimos dias, o candidato direitista do Partido Primeiro Colômbia, Alvaro Uribe Vélez , 49 anos, está comandando a corrida presidencial, com cerca de 48% dos votos. Uribe, que é dissidente do Partido Liberal, ganhou simpatia por suas promessas de acabar com a guerrilha, em especial com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e de atuar com mão firme.

Em segundo, está o candidato do Partido Liberal, Horacio Serpa, com cerca de 25% de apoio. Serpa, que nas eleições de 1998 perdeu no segundo turno para Andrés Pastrana, tem um discurso de caráter mais social e promete não levar o país a "guerra total".

Disputando o teceiro lugar estão a independente Noemí Sanín e o esquerdista Luis Eduardo Garzón, respectivamente com  6% a 9% das intenções de votos. Na corrida eleitoral, está também a ex-senadora Ingrid Betancourt, que há três meses atrás foi seqüestrada pelas Farc. Os primeiros resultados devem sair por volta das 17h (hora local) e os resultados de 90% da votação às 21h (hora local).

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.