Notícias

 | 07/01/2002 11h12min

Novas medidas favorecem consumidor brasileiro, mas prejudicam exportações

O maior  e talvez o único beneficiado com a desvalorização do peso ante o dólar será o consumidor brasileiro. Os produtos como laticínios, arroz e carnes tendem a entrar com força no mercado brasileiro.

– O consumidor terá mais opções e menores preços – resume Ronald Otto Hillbrecht, o professor de economia monetária e macroeconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na economia brasileira os reflexos não devem ser tão bons. As exportações devem ser prejudicadas tanto pela desvalorização do peso (impulsionando as exportações argentinas) quanto pela manutenção da limitação dos saques, que desmotiva o consumo e as importações do país vizinho.

O coordenador da assessoria econômica da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Nuno Figueiredo Pinto, ressalta que a concorrência será forte, mas acredita que a agroindústria gaúcha está preparada para esta situação desde a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul).


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.