| hmin
O maior jornal da Alemanha, o Bild, anunciou, nesta sexta, dia 29, o seu apoio a reeleição de George W. Bush à presidência dos Estados Unidos. A publicação, com 12 milhões de leitores, entrou para a história ao ser o primeiro diário alemão a aderir a campanha de um candidato norte-americano.
– Com o apoio, o Bild está aderindo a uma tradição dos jornais norte-americanos – explicou Sven Goesmann, editor de política do jornal.
A eleição nos EUA se transformou em pauta constante na Europa. Diários de Roma a Moscou trataram da disputa entre Bush e o senador democrata John Kerry como se o pleito fosse regional, transmitindo relatos sobre cada ataque de parte a parte, sobre os anúncios de campanha e promessas. Com frequência, a imagem dos candidatos esteve na capa das publicações.
O The Guardian, da Inglaterra, patrocinou uma campanha com cartas escritas pelos leitores e enviadas para eleitores norte-americanos de Ohio. A maioria criticou a poítica de Bush e a guerra no Iraque, mas a iniciativa não agradou os norte-americanos.
Nos EUA, a maior parte dos jornais já anunciou seu apoio. Até quinta, 162 deles haviam optado por Kerry enquanto 129 inclinavam-se por Bush. Outras publicações devem divulgar seu apoio antes da eleição, no dia 2 de novembro.
As iformações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.