| hmin
A rede de televisão norte-americana ABC News divulgou, nesta quinta, dia 28, um vídeo que pode confirmar o sumiço de explosivos no Iraque depois dos Estados Unidos vencerem a guerra contra o governo de Saddam Hussein. O desaparecimento de centenas de toneladas do armamento de Al Qaqaa virou tema da campanha presidencial entre George W. Bush e John Kerry.
O adversário do atual presidente afirmou que o fato era um exemplo do trabalho malfeito na guerra do Iraque. Bush argumentou que Kerry estava fazendo acusações infundadas sem conhecer os fatos.
O vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, disse ser possível que os explosivos tenham sido retirados antes das forças norte-americanas tomarem o local. A ABC revelou que o vídeo foi feito por uma estação afiliada, que estava junto com a 101ª Divisão Aerotransportada em 18 de abril, nove dias depois da queda de Bagdá.
Segundo a ABC, especialistas analisaram as imagens e disseram que os barris vistos continham o explosivo HMX e a marcação da Organização das Nações Unidas (ONU). O material, conforme a emissora, foi encontrado por inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pouco antes de a guerra começar.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.