Notícias

 | 28/06/2004 08h50min

Manifestantes enfrentam polícia durante cúpula da Otan na Turquia

Encontro em Istambul reúne representantes de 26 países

Manifestantes entraram em choque com a polícia de Istambul nesta segunda, dia 28, no primeiro dia do encontro de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Cerca de 30 pessoas ficaram feridas quando a população jogou pedras e bombas caseiras contra polícia.

A violência eclodiu longe do local do encontro de dois dias entre 26 países da aliança militar, que está cercado por um forte cordão de segurança.

Manifestantes de esquerda carregando bandeiras vermelhas e gritando "Istambul será o túmulo da Otan" atiraram pedras e garrafas cheias de gasolina contra a polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. Imagens da televisão mostraram pelo menos um carro virado e outros amassados.

Uma autoridade de um hospital disse que cerca de 30 manifestantes e policiais foram atendidos. A agência de notícias estatal Anatolian afirmou que 15 pessoas, incluindo cinco policiais, ficaram feridas.

Testemunhas contaram que a polícia e paramilitares apoiados por veículos blindados enfrentaram cerca de 2 mil manifestantes na região de Okmeydani, cerca de 3 km do prédio onde ocorre a cúpula da Otan. A polícia também enfrentou uma pequena multidão na região de Mecidiyekoy, quando manifestantes tentavam marchar em direção à cúpula.

Em um protesto separado, ativistas do Greenpeace abriram uma bandeira de 30 metros na ponte sobre o Estreito de Bósforo mostrando uma pomba da paz com um míssil nuclear no bico e a frase "Nukes out of NATO" (bombas nucleares fora da Otan).

Foram realizados protestos em diversas cidades turcas no fim de semana, mas não houve registro de incidentes graves. Na semana passada, explosões de pequenas bombas em Ancara e Istambul causaram tensão antes do encontro da Otan.

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.