| hmin
O premiê britânico Tony Blair disse nesta quarta, dia 26, que estava de total acordo com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na questão do Iraque. Segundo o primeir-ministro, as tropas estrangeiras no Iraque devem permanecer sob comando norte-americano e deve haver uma entrega total de soberania aos iraquianos.
– Nós dois (Blair e Bush) concordamos que deve haver uma total transferência de soberania ao povo iraquiano e que a força multinacional deve permanecer sob comando americano – disse Blair ao Parlamento, ao ser questionado sobre aparentes discrepâncias entre Londres e Washington.
O aparente desentendimento entre os aliados teria ocorrido em virtude de declarações desencontradas de Blair e do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.
– O controle político final sobre as tropas estrangeiras permanece com o governo iraquiano – disse o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, a jornalistas em Londres.
Mas em Washington, Powell afirmou em entrevista coletiva que, em último caso, as forças dos Estados Unidos permanecem sob comando dos EUA e farão o que for necessário para se protegerem.
Adnan Pachachi, importante membro do Conselho de Governo nomeado pelos EUA no Iraque, se posicionou ao lado de Blair, dizendo em entrevista à TV BBC que "é nossa compreensão que quaisquer operações terão de ter aprovação do governo iraquiano".
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.