| hmin
Cerca de 400 pessoas, algumas com fogos de artifícios nas mãos, protestaram neste domingo, dia 23, contra a ocupação dos Estados Unidos no Iraque em frente à embaixada da Grã-Bretanha. Este é a quarta manifestação em menos de uma semana. Os manifestantes, formados principalmente por estudantes, atiraram tomates na embaixada e gritavam palavras de ordem como ''morte à Grã-Bretanha, morte aos EUA''.
A tropa de choque prendeu por volta de 12 pessoas enquanto tentava dispersar a multidão, que se recusava a deixar o local. Na semana passada, a embaixada foi palco de outros três protestos violentos. Os manifestantes atiraram coquetéis molotov, fogos de artifício e pedras na embaixada, localizada no centro de Teerã. Ninguém foi ferido nos incidentes.
– A embaixada britânica deve ser fechada. Seu embaixador mercenário deve ser expulso – gritavam os manifestantes neste domingo.
Em comunicado neste domingo, os manifestantes listaram diversas reivindicações, incluindo a expulsão do embaixador britânico Richard Dalton e retirada imediata das forças norte-americanas de Najaf a Kerbala. Eles condenaram ainda a ''violação'' de locais sagrados no Iraque pelas tropas lideradas pelos EUA.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hamid Reza Asefi, afirmou no domingo que Teerã enviou um aviso diplomático formal advertindo os EUA sobre suas ações no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.