Notícias

 |  hmin

Milícia de Sadr ataca tropas britânicas em Basra

Ao menos dois iraquianos foram mortos e três soldados ficaram feridos

Milicianos xiitas leais ao clérigo rebelde iraquiano Moqtada al-Sadr lançaram uma série de ataques contra forças britânicas na cidade de Basra no sábado, dia 8, disseram testemunhas. Ao menos dois iraquianos foram mortos e três soldados britânicos ficaram feridos nos confrontos, informou uma porta-voz do Exército britânico.

Centenas de milicianos do Exército Mehdi de Sadr, armados com rifles e granadas lançadas por foguetes, tomaram várias áreas da segunda maior cidade do Iraque e fixaram postos de controle nas ruas. Rajadas e explosões ecoavam por toda Basra, que passou a maior parte do último ano de ocupação bem mais calma do que regiões centrais controladas pelas forças norte-americanas.

Testemunhas disseram que os combatentes dispararam contra patrulhas e posições britânicas em vários bairros de Basra. Algumas ruas da cidade estavam desertas, e muitas lojas, fechadas.

Os iraquianos fizeram um protesto em frente ao prédio do governador, disse a porta-voz britânica. Os moradores disseram ter escutado alguns milicianos Mehdi prometendo expulsar os soldados britânicos da cidade.

Os problemas, que refletem uma insurreição bem mais vigorosa contra as forças norte-americanas, surgem a menos de dois meses da entrega da soberania aos iraquianos pela coalizão.

Um porta-voz britânico disse que uma multidão, que incluía homens armados, reuniu-se no centro da cidade, perto do quartel-general da South Oil Company.

Em Amara, mais ao norte, forças britânicas invadiram um escritório do movimento de Sadr, entrando em um violento combate com seus milicianos. Ao menos três combatentes morreram e oito ficaram feridos na luta, disseram testemunhas.

A polícia iraquiana recebeu armas e veículos extras para tentar controlar a situação com a ajuda das forças britânicas. Os milicianos do Exército Mehdi mataram dois soldados norte-americanos e feriram ao menos três soldados britânicos em confrontos em Amara há uma semana.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.