| hmin
O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atingiu o índice mais baixo desde que o republicano chegou à Casa Branca em janeiro de 2001. De acordo com uma pesquisa conjunta da rede CBS e do jornal The News York Times divulgada nesta quarta, dia 28, menos da metade dos americanos acredita hoje que a invasão do Iraque foi uma decisão acertada.
Segundo a sondagem, se a eleição presidencial americana de novembro fosse realizada hoje e o candidato independente Ralph Nader ficasse de fora da disputa, 46% dos americanos votariam no democrata John Kerry e 44% em Bush. A diferença aponta um empate técnico, já que a pesquisa – realizada com 1.042 adultos entre a sexta-feira e a terça-feira passadas – tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa mostra ainda queda no apoio do eleitorado à guerra ao Iraque e à maneira como Bush vêm administrando com o conflito.
– Apenas 32%, o menor número já registrado, dizem que o Iraque era uma ameaça que exigia uma ação militar há um ano. Menos da metade, 47%, dizem agora que os EUA fizeram a coisa certa ao lançar uma ação militar no Iraque, o menor índice de apoio registrado pelas pesquisas CBS News/New York Times desde o início da guerra – aponta o relatório.
Os resultados ainda reveleram que a guerra ao Iraque parece ter afetado as credenciais de Bush – o índice geral de aprovação do presidente chegou a 46%; a sua forma de lidar com o Iraque a 41%, e sua forma de lidar com a política externa a 40% – "os pontos mais baixos desde o início do governo".
– Imediatamente após a queda de Bagdá há um ano, 67% dos americanos aprovavam o trabalho que Bush estava realizando como presidente – destaca a pesquisa.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.