Notícias

 |  hmin

Bush critica Espanha por retirada de tropas do Iraque

Primeiro-ministro Zapatero anunciou medida no domingo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, criticou nesta segunda, dia 19, o novo primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, por sua decisão de retirar 1,4 mil soldados do Iraque. Bush pediu garantias de que a retirada dos soldados espanhóis não vai colocar em risco as outras tropas no país árabe.

O governo Bush teme que a saída da força espanhola possa abalar a segurança e os trabalhos de reconstrução em partes do Iraque, e planeja preencher eventuais brechas com tropas próprias ou de outros aliados da coalizão, embora Honduras tenha anunciado que planeja uma possível retirada de seus 370 soldados do país.

Em uma conversa telefônica de cinco minutos, iniciada por Zapatero, Bush lamentou a decisão do primeiro-ministro espanhol e alertou-o sobre futuras açôes que possam dar um "falso conforto a terroristas", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

– Continuaremos trabalhando com a Espanha na guerra ao terrorismo. A coalizão no Iraque é forte – disse McClellan a jornalistas.

A Espanha anunciou no domingo que vai retirar seus soldados do Iraque o mais rápido possível. Sob o governo do ex-primeiro-ministro José María Aznar, a Espanha, ao lado da Grã-Bretanha e Itália, era um dos mais fortes aliados da invasão americana do Iraque.

Com informações da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.