Notícias

 |  hmin

Premiê palestino pede aos EUA que rejeitem plano de Sharon

Israelense propôs retirada de judeus de territórios ocupados

O premiê palestino, Ahmed Qurie, pediu aos Estados Unidos neste sábado, dia 14, que rejeitem uma proposta unilateral israelense para expulsar grande parte dos colonos assentados na Faixa de Gaza.

– Será lastimável se o governo norte-americano apoiar medidas unilaterais – disse Qurie na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, acrescentando que ficaria "preocupado e perturbado" com tal decisão.

Pesquisas de opinião mostram que a proposta do premiê israelense, Ariel Sharon, de remover 17 dos 21 assentamentos na Faixa de Gaza, tem apoio esmagador entre os israelenses. Mas autoridades palestinas dizem temer que Sharon planeje remover os assentamentos de Gaza apenas para fortalecer outros assentamentos na Cisjordânia. Os palestinos querem que todos os assentamentos judeus em Gaza e na Cisjordânia sejam desmantelados.

Diplomatas afirmaram na sexta que Washington enviaria especialistas para Israel na próxima semana para negociações antes de decidir se vai apoiar a proposta de Sharon - que faz parte de um plano unilateral que ele prometeu impor aos palestinos se um plano de paz patrocinado pelos EUA não for aceito.

Autoridades norte-americanas mostraram-se favoráveis à idéia de desmantelar os assentamentos, mas não chegaram a apoiar claramente o unilateralismo de Sharon por medo de que isso vá enterrar de vez o exaurido plano de paz apoiado pelos EUA. Cerca de 7,5 mil colonos judeus vivem em enclaves fortemente armados na Faixa de Gaza, que abriga mais de um milhão de palestinos.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.