| hmin
Os Estados Unidos ficarão por muito tempo no Iraque e no Afeganistão, afirmou o secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, em um memorando escrito na semana passada para funcionários de alto escalão. Divergindo bastante em relação a seus comentários públicos otimistas, Rumsfeld escreveu que não era possível transformar o Pentágono de forma rápida o suficiente para lutar efetivamente a guerra antiterror e que uma outra instituição talvez fosse necessária para desempenhar tal papel. A informação foi divulgada pelo jornal USA Today nesta quarta, dia 22.
De acordo com o diário, a nota de 16 de outubro indica que há trabalho significativo pela frente, levanta uma série de questões e oferece poucas propostas detalhadas.
– Estamos ganhando ou perdendo a Guerra Global ao Terrorismo? – questiona o secretário, segundo o jornal.
Ele cita "resultados mistos" contra a Al-Qaeda, "progresso razoável na localização de iraquianos importantes" e "progresso um tanto mais lento" na apreensão de líderes do Taliban. O USA Today disse que um porta-voz do Pentágono não quis comentar especificamente o bilhete, mas afirmou que era do estilo de Rumsfeld "fazer perguntas penetrantes" para promover discussões francas.
– É bem claro que a coalizão pode vencer no Afeganistão e no Iraque de uma forma ou de outra, mas será uma tarefa longa e difícil – teria dito o secretário.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.