| hmin
Aviões armados e com permissão para disparar começaram a patrulhar os céus da capital da Austrália, Canberra, nesta terça, dia 21, como preparação para a visita do presidente norte-americano, George W. Bush. Caças F/A-18 da Força Aérea Real Australiana, com licença para abater aeronaves suspeitas, escoltarão o avião de Bush, o Força Aérea 1, até Canberra na noite de quarta, dia 22, e patrulharão o céu da cidade, normalmente calmo, durante as 20 horas da visita do presidente.
O porta-voz da Força de Defesa Australiana, o brigadeiro Mike Hannan, disse que a operação dos caças será complementada por outras medidas para garantir a segurança de Bush – que faz sua primeira visita à Austrália – e evitar um ataque ao estilo do ocorrido em 11 de setembro de 2001.
A operação é a mais completa realizada pela Austrália, que está sendo recompensada com uma visita de Bush por ter enviado tropas ao Afeganistão e para a invasão do Iraque liderada pelos EUA. A Austrália vem reforçando sua segurança desde os atentados de Bali, em outubro de 2002, considerados o "11 de setembro" da Ásia. Morreram nos ataques 202 pessoas, entre elas 88 australianos.
Bush, que está visitando países da Ásia que apoiaram a luta norte-americana contra o terrorismo, deverá se encontrar com o primeiro-ministro conservador John Howard na manhã da próxima quinta, dia 23, e falará a uma sessão conjunta do Parlamento. Alguns legisladores planejam amarrar faixas brancas nos braços para protestar contra a guerra no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.