Notícias

 | 14/10/2003 12h

Putin, Schröder e Chirac conversam sobre Iraque

Os líderes da Rússia, França e Alemanha concordaram na terça, dia 14, em prosseguir com negociações sobre um novo esboço de resolução para o Iraque, disse o Kremlin. Os três países exigem mudanças em uma proposta sugerida pelos Estados Unidos.

Segundo o governo russo, Vladimir Putin, Jacques Chirac e Gerhard Schröder "expressaram estar prontos para continuar um diálogo construtivo sobre o esboço de resolução'' proposto pelos EUA na segunda, dia 13.

Durante uma conversa telefônica, os líderes descreveram a situação no Iraque como "explosiva'' e exortaram um papel maior da Organização das Nações Unidas (ONU) em qualquer acordo a que se chegue para o país.

Os EUA pressionam pela adoção na ONU, na quarta, da proposta prevendo que líderes iraquianos reúnam-se em 15 de dezembro a fim de discutir um cronograma para a reinstalação dos próprios iraquianos no poder do Iraque. A medida é uma concessão a adversários das propostas anteriores feitas pelos norte-americanos.

O texto indica a criação de uma força multinacional para o Iraque, algo que, esperam os EUA, convencerá um número maior de países a contribuir com dinheiro e soldados para a reconstrução e a ocupação do país. A maior parte dos diplomatas do Conselho de Segurança da ONU, que discute o novo projeto na terça, acredita que o governo norte-americano possui os nove votos mínimos necessários para aprovar o texto. O órgão é composto por 15 países-membros.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.