Notícias

 |  hmin

Iraque inicia operação para recolher dinheiro com rosto de Saddam

Os bancos iraquianos receberam nesta terça, dia 14, sob forte esquema de segurança, milhões de notas de dinar novas. As cédulas, com novos desenhos, substituirão as que estão em circulação e trazem o rosto do ex-ditador Saddam Hussein impresso. Nesta quarta, dia 15, começará a operação de troca das notas antigas pelas novas.

Gerentes de bancos iraquianos estão preocupados com a troca do dinheiro, que eliminará a disparidade de valores entre os dinares usados pelos curdos no norte e os usados no restante do país. 
 
Os iraquianos têm três meses para trocar 4 trilhões de dinares em cédulas da época de Saddam nas regiões sul e central do país e notas mais velhas, conhecidas como dinares suíços e usadas no norte, por seis tipos novos de notas, cujos valores vão de 50 a 25 mil dinares.

Atualmente, US$ 1 vale aproximadamente 2 mil dinares e a maior parte das transações são realizadas com notas de 250 dinares, o que obriga alguns a carregar sacos de dinheiro para pagar quantias maiores.

Os EUA, que controlam o Iraque desde a deposição de Saddam, em abril, ordenaram que todas as imagens do ex-ditador fossem retiradas de monumentos, murais e textos escolares. Mas, nos meses que se seguiram aos conflitos, a superpotência viu-se obrigada a imprimir notas de dinar com o rosto de Saddam a fim de enfrentar a carência de notas de 250 dinares.

Uma campanha informativa chegou às rádios do país para anunciar as novas notas, nas quais há o rosto de um antigo líder babilônio e de um matemático iraquiano do século X.

Com informações da agência Reuters.


Notícias Relacionadas

04/10/2003 16h36min
Iraque lança novas cédulas de dinar sem o rosto de Saddam

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.