Notícias

 | 13/05/2003 11h16min

IPCA e INPC têm taxas mais baixas em abril na Região Metropolitana

Inflação desacelerou ritmo em comparação a março

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril, divulgado nesta terça, dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou abaixo do resultado de março tanto na média nacional quanto na região metropolitana de Porto Alegre. Na capital gaúcha, o índice foi de 1,26%, menor do que o de 1,59% de março, sendo que o acumulado no ano está em 6,57%.

O índice nacional do IPCA, que abrange nove regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia e de Brasília, apresentou em abril variação de 0,97%, ficando 0,26% abaixo da taxa de 1,23% de março. É a menor taxa registrada no país desde setembro do ano passado, quando havia ficado em 0,72%. Os alimentos, que haviam subido 1,66% em março, tiveram alta de 1,01% em abril, e foram uma das principais causas da redução na taxa do IPCA de um mês para o outro.

O tomate que, devido a problemas climáticos, chegou a aumentar 57,35% em março, teve alta menor em abril: 17,58%. Em contrapartida, a energia elétrica (que passou de 0,15% em março para 3,28% em abril), com aumentos nas tarifas de seis regiões, ficou com a maior contribuição individual no índice do mês: 0,13%. No ano, o IPCA acumulou taxa de 6,15% e ficou acima da taxa de 2,30%, relativa a igual período de 2002.

O IPCA é calculado tendo como base famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de abril em Porto Alegre (1,57%) baixou em relação ao de março (1,76%). Com isso, o acumulado no ano ficou em 6,73%. O resultado nacional (1,38%) ficou muito próximo do atingido em março (1,37%), registrando aumento de 1%. No ano, o INPC geral acumulou taxa de 6,84% e ficou acima da taxa de 2,71% relativa a igual período de 2002.

O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a oito salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange nove regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia e de Brasília.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.