| 13/02/2003 11h32min
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro na região metropolitana de Porto Alegre apresentou variação de 2,02%. A informação foi divulgada nesta quinta, dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é igual registrado em dezembro.
No país, o IPCA teve variação de 2,25% no primeiro mês do ano – superior ao registrado em Porto Alegre. Em dezembro, o índice nacional teve uma variação de 2,10%. A taxa de janeiro também é maior desde novembro de 2002, quando atingiu 3,02%, além de ser a maior registrada em um mês de janeiro desde 1994, quando ficou em 41,31%.
O crescimento da taxa de um mês para o outro foi provocado, basicamente, pelos reajustes nos preços dos combustíveis, ocorridos no final do ano, e pelos aumentos nas tarifas de ônibus urbanos. A gasolina passou de 1,28% para 8,82% e foi responsável pela maior contribuição individual no índice do mês, 0,39 ponto percentual. A seguir vieram as tarifas dos ônibus urbanos, que passaram de 2,67% para 4,99% e contribuíram com 0,23 ponto, registrando aumentos em seis das 11 áreas pesquisadas.
A alta coloca em risco o cumprimento da meta fixada pelo governo para este ano. Segundo economistas, a notícia reforça as apostas de nova alta de juros na semana que vem.
– O número veio acima das expectativas. Acho que vai crescer o movimento dos economistas que acham que deve ter aumento do juro – afirmou o economista-chefe da Fator Administração de Recursos, Rodrigo Octávio Marques de Almeida.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 1,97% em janeiro na região metropolitana de Porto Alegre. O índice é inferior ao registrado em dezembro (2,46%) e à média nacional (2,47%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.