| 02/04/2003 13h21min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, afirmou nesta quarta, dia 2, que fechou com a Turquia um acordo para enviar pelo território turco suprimentos para soldados norte-americanos que lutam no norte do Iraque.
O norte-americano disse não ver motivos para que a Turquia envie soldados para a região. O governo turco afirma que não admitirá a concessão de autonomia para os curdos no norte do Iraque, o que poderia provocar um levante entre o povo presente em seu território.
Os Estados Unidos, de outro lado, temem que a colocação de forças turcas no norte do Iraque provoque um conflito com os grupos curdos e atrapalhe a guerra dos norte-americanos contra o Iraque. A questão era uma das principais a serem tratadas por Powell em sua visita.
Colin Powell repetiu que o governo dos EUA estava desapontado com a recusa da Turquia em permitir a passagem dos soldados norte-americanos, algo que, segundo especialistas, abreviaria a guerra e reduziria as baixas entre as forças invasoras. O secretário declarou, porém, que seu país queria agora colaboração para enviar suprimentos às forças estacionadas no norte iraquiano, compostas, segundo estimativas, por alguns milhares de homens.
– Resolvemos todas as questões principais com respeito ao envio de suprimentos pela Turquia para as unidades que realizam um excelente trabalho na manutenção da estabilidade no norte do Iraque – declarou o norte-americano.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Abullah Gul, falou em carregamentos de comida e combustível. Não ficou claro se haveria novos pedidos para permitir a passagem de veículos, munição ou outros equipamentos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.