| 25/03/2003 06h04min
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) afirmou nesta terça, dia 25, que um especialista já está em Basra para tentar restaurar o fornecimento de água e prevenir a crise humanitária que ameaça a segunda maior cidade do Iraque. A principal estação de tratamento de água de Wafa al-Qaed, localizada no extremo norte de Basra e que foi cenário de intenso confronto entre forças norte-americanas e britânicas contra tropas iraquianas, está fora de operação desde a última sexta, dia 21, devido à falta de energia.
O Comitê da Cruz Vermelha afirmou que, além da capacidade de abastecimento estar limitada em apenas 40%, a qualidade da água está muito baixa. Balthasar Staehelin, diretor-geral do Comitê da Cruz Vermelha no Oriente Médio e no norte da África, disse nessa segunda, dia 24, que uma grande crise humanitária atingirá Basra se não houvesse restabelecimento do fornecimento de água o mais rápido possível.
Para piorar, as temperaturas durante o dia em Basra podem atingir 40ºC nesta época do ano. O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, já havia alertado para que sejam tomadas medidas para auxiliar no rápido restabelecimento da demanda de água e energia elétrica em Basra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.