| 21/03/2003 05h50min
As forças aliadas comandadas pelos Estados Undidoa avançaram nesta sexta, dia 21, pelo norte e o sul do Iraque em direção de Bagdá. As tropas encontraram resistência apenas esporádica. Os norte-americanos disseram que esperam derrubar Saddam Hussein sem toda a força e fúria de uma guerra aberta.O principal porta-voz do quartel-general das forças britânicas no Catar, capitão Al Lockwood afirmou que as forças podem chegar à capital iraquiana em três ou quatro dias.
A 3ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos avançou pelo menos 150 quilômetros em território iraquiano. Forças norte-americanas entraram no deserto do sul do Iraque e tomaram a direção norte para Bagdá, passando por campos de petróleo em chamas. No entanto, ainda não foi confirmado se o fogo é resultado do conflito ou das operações normais do campo.
Já os fuzileiros navais norte-americanos enfrentaram resistência e tiveram seu avanço impedido perto da fronteira com o Kuwait por duas horas nesta sexta-feira. As tropas voltaram a rumar para o norte do Iraque depois de receberem apoio de artilharia. Os soldados foram barrados quando invadiram 200 metros do território iraquiano por mísseis antitanques iraquianos e pequenas armas de fogo. Os iraquianos dispararam armas soviéticas antitanques – os mísseis Sagger.
Os comandantes britânicos, por sua vez, declararam que um ataque pelo mar, realizado durante a noite no sul do Iraque, foi bem sucedido ao colocar seus fuzileiros no controle de imporantes instalações petrolíferas na costa do país. Os combatentes da Grã-Bretanha iniciaram a guerra por terra no Iraque antes do amanhecer com transportadores aéreos e anfíbios invadindo a costa, na região da península al-Faw. Eles usaram helicópteros para garantir a segurança dos principais terminais de petróleo do Iraque.
A rede de televisão CNN mostrou imagens de uma grande fila de soldados iraquianos que teriam se rendidos às tropas norte-americanas. A BBC também informou que dezenas de combatentes do Iraque se renderam nesta sexta-feira aos comandos da Infantaria Real da Marinha britânica que opera no sul do Iraque. A unidade militar, junto com o Comando 42, forma parte da Brigada Terceiro Comando, que atacou à noite a península de al Faw para tomar o controle de instalações petrolíferas chave.
Enquanto a guerra terrestre iniciava, explosões e bolas de fogo foram vistas na direção de Basra, segunda maior cidade do Iraque. Uma nova rodada de mísseis de cruzeiro norte-americanos e britânicos também atingiu Bagdá durante a noite.
Um dos alvos atingidos pela salva de mísseis foi o enorme complexo do palácio de Saddam às margens do Rio Tigre. Outro alvo abrigava um escritório do vice primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz. Um repórter da televisão Al Jazeera disse que a cidade iraquiana de Mosul, norte do Iraque, também foi atingida por explosões.
Com inforações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.