Notícias

 |  hmin

Tropas britânicas tomam península no sul do Iraque

Tropas britânicas tomaram a Península de Faw, no sul do Iraque, um ponto estratégico para o avanço das tropas aliadas em direção a Bagdá nas próximas horas. De acordo com o repórter do jornal London Times David Sharrock, os soldados entraram no sul do Iraque na noite de quinta-feira, lançando o primeiro ataque terrestre de forças britânicas e norte-americanas na costa do Golfo Pérsico, onde a Península de Faw encontra a hidrovia Shatt-al-Arab e a fronteira com o Irã.

A Península de Faw é uma rota vital para as exportações iraquianas de petróleo e sua tomada é considerada vital para o sucesso da invasão ao país. Somente depois que o marines britânicos assegurarem o setor sul do Iraque, a Força Expedicionária da Marinha norte-americana iniciará o seu avanço para o norte, partindo do Kuwait em direção a Bagdá.

Os fuzileiros britânicos lançaram um ataque aéreo e entraram na Península com tanques anfíbios. Os comandos 40 e 42, com centenas de fuzileiros navais britânicos de elite, invadiram a área, enquanto um esquadrão de assalto desembarcava na costa do Golfo, desativando minas iraquianas em terra e no mar.

O ataque dos fuzileiros foi precedido de intenso bombardeio de quatro baterias de artilharia leve e pesada lançado de Khawr Abd Allah, estuário de seis quilometros que separa a ilha de Bubiyan, no Kuwait, do Iraque. Também houve apoio de artilharia disparada de navios no Golfo Pérsico.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.