Notícias

 | 19/02/2003 07h58min

Powell critica países contrários a ação militar no Iraque

Secretário dos EUA acusou governos de temerem responsabilidade pelo conflito

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, acusou nesta quarta, dia 19, países como a França, que querem mais tempo para inspeções no Iraque, de terem medo da reponsabilidade por uma possível guerra. Em entrevista à rádio pública francesa France Info, Powell também disse que os EUA já têm autorização da Organização das Nações Unidas (ONU) sob a resolução 1441 de novembro para usar a força, mesmo sem uma segunda resolução. A França, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, diz que não vê necessidade de uma nova resolução.

– Não pode ser uma solução satisfatória as inspeções continuarem eternamente, porque algumas nações têm medo de assumir a  responsabilidade da imposição da vontade da comunidade internacional – declarou o secretário norte-americano.

O governo do EUA se pronunciu também nesta quarta, declarando que ainda não foi fechado qualquer acordo com a Turquia sobre a organização e preparação de tropas no país para um ataque ao Iraque. Para os norte-americanos, o tempo agora é crucial.

O embaixador dos EUA, Robert Pearson, falou depois de entregar uma mensagem ao Ministério das Relações Exteriores respondendo à proposta turca de uma compensação financeira para se proteger contra destruições causadas em caso de guerra.

– Estamos ativamente engajados. Os dois lados estão trabalhando e espero que possamos alcançar uma solução – garantiu.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.