| hmin
O cientista iraquiano, Hussain Al Shahristani, declarou nesta terça, dia 19, que acredita que o presidente Saddam Hussein havia cancelado o programa de armas nucleares do país. A fabricação de armas químicas e biológicas, entretanto, segundo a fonte, permanece, organizada no subsolo, longe dos olhos dos inspetores. O cientista chegou a ocupar o cargo de ex-conselheiro científico da Comissão Iraquiana de Energia Atômica.
Hussain Al Shahristani declarou que o presidente iraquiano não tinha capacidade de acertar países distantes com essas armas. Porém, de acordo com a análise do especialista, o ditador poderia entregá-las para células de aliados formadas ao longo dos anos em outros países.
– Não há como encontrá-las. Esse material está escondido no subsolo ou em um sistema de túneis – garantiu.
Al Shahristani disse ter ficado preso no Iraque durante 11 anos por se recusar a desenvolver armas nucleares, mas que escapou em 1991. Atualmente, o cientista vive em Londres. O iraquiano afirmou que as informações divulgadas por ele haviam sido dadas por colegas e por dissidentes que fugiram recentemente do país.
– Acredito que o programa nuclear, para todos os fins práticos, foi desmantelado. Mas o programa para produzir armas químicas e biológicas continuou mesmo durante a década de 90, quando inspetores de armas estavam no Iraque – declarou.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.