| 23/01/2003 23h35min
A Marcha contra a Militarização e a Guerra do 3º Fórum Social Mundial durou três horas. Não há estimativa de público, mas a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que era preciso uma caminhada a passo rápido de 40 minutos para ir de um extremo a outro da coluna de pessoas por volta das 18h, o início da manifestação. O protesto pacífico saiu do Mercado Público e foi até o Anfiteatro Pôr-do-Sol, mesclando homens e mulheres vindos de diferentes locias do planeta.
Autoridades do governo também caminharam com o público, mas sob forte esquema de segurança. Os seguranças empurravam as pessoas que caminhavam à frente do grupo e eram rigorosos com os que tentavam furar o cordão de isolamento. O esquema de proteção incluía, além dos ministros Olívio Dutra, Miguel Rossetto, Jaques Wagner, Humberto Costa e Agnelo Queiroz, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, o senador eleito Aloisio Mercadante (PT-SP), o presidente nacional do PT, José Genoino, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, acompanhada do namorado, Luis Favre, e o ex-primeiro-ministro de Portugal Mário Soares. Olívio foi saudado durante o trajeto.
Também está em Porto Alegre a ministra da Assistência Social, Benedita da Silva. Na marcha, Benedita perdeu-se da fileira onde estavam os colegas. Emília Fernandes, assediada por mulheres que solicitavam autógrafos ou uma pose para foto, contou apenas com a companhia discreta de um segurança.
A Marcha terminou por volta das 21h, com o início do show de MPB do Quartchêto. Paulinho da Viola e Sivuca também passaram pelo palco, que vai receber os principais shows do Fórum.
• Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.