| hmin
Parlamentares brasileiros deverão integrar uma comitiva que vai para Bagdá, capital do Iraque, no dia 2 de fevereiro. O objetivo da visita é verificar as condições de vida da população e defender uma saída pacífica para o impasse com os Estados Unidos, que prometem usar a força se Saddam Hussein não cumprir uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que exige o desarmamento.
A decisão foi aprovada nesta quinta, dia 23, por deputados – em sua maioria do PT e do PC do B – presentes ao 3º Fórum Parlamentar Mundial, evento que ocorre em Porto Alegre, paralelamente ao Fórum Social Mundial.
Participaram do encontro o deputado federal Fernando Gabeira (PT-RJ), o presidente do PT, José Genoino, o ex-primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares, entre outros.
Os brasileiros vão se juntar a um grupo de parlamentares europeus, mexicanos, uruguaios e argentinos, segundo o deputado federal Tarcísio Zimmerman (PT-RS).
A viagem não será uma visita oficial ao país e não há previsão de encontros com representantes do governo. Zimmerman ressalta que a viagem não tem objetivo de prestar solidariedade ao chefe de Estado do Iraque, Saddam Hussein. Os nomes dos parlamentares que participarão da viagem ainda não foram definidos.
Os parlamentares pretendem agendar audiências com a comissão da ONU que investiga a existência de armas químicas no país, representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e ONGs que atuam no Iraque. As informações são da agência Reuters.
• Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.