| 25/11/2002 12h41min
O primeiro grupo de inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a Bagdá na segunda, dia 25, para relançar uma busca por armas de destruição em massa, após uma ausência de quatro anos, em uma missão que pode detonar uma guerra liderada pelos Estados Unidos. Dezessete inspetores estavam a bordo do vôo vindo de Larnaca, no Chipre, que pousou em Bagdá às 11h55 (horário de Brasília).
Onze deles são da Comissão de Monitoramento, Verificação e Inspeção da ONU (Unmovic), cuja responsabilidade é procurar por mísseis e armas químicas e biológicas. Os outros seis, da Agência Internacional de Energia Atômica (Iaea), vão investigar qualquer instalação de armas nucleares que o Iraque possa ter. As inspeções devem começar na quarta, dia 27.
A última equipe de inspetores da ONU deixou Bagdá em dezembro de 1998, pouco antes da uma ação militar dos EUA contra o Iraque. Os inspetores estão armados com uma dura resolução da ONU exigindo que o Iraque se desarme ou enfrente "sérias consequências''.
Bagdá prometeu cumprir o prazo até 8 de dezembro para produzir uma lista de seu programa de armas e disse que os inspetores de armas terão livre acesso a todos os locais. Os inspetores devem fornecer seu primeiro relatório ao Conselho de Segurança da ONU em 27 de janeiro. As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.