| hmin
A edição desta semana da revista U.S. News and World Report noticia a informação de que um plano de administração norte-americana no Iraque está sendo estruturado por altos funcionários do governo do presidente George W. Bush. O projeto prevê a instalação de um regime militar, caso as invetidas dos Estados Unidos contra o país de Saddam Hussein sejam exitosas.
O plano de governo de três fases foi criado por uma força-tarefa inter-agências, intitulada Grupo de Condução Executiva. A U.S. News and World Report garantiu que nas últimas semanas a discussão dos detalhes chegou ao "Comitê de Deputados'', um grupo pequeno composto de funcionários de segundo escalão no Pentágono, no Estado-maior Conjunto, no Departamento de Estado, na CIA (serviço de inteligência norte-americana), no Conselho de Segurança Nacional e no gabinete no da vice-presidência.
Até o momento, de acordo com a revista, a principal decisão tomada foi a de que não será criado um governo provisório ou um governo no exílio.
Na primeira fase prevista pelo plano, o Iraque seria governado por militares, quase certamente por um general americano. A segunda fase seria alguma espécie de administração civil internacional, com a redução da presença militar dos EUA e uma parcela crescente de responsabilidade iraquiana no governo. Na terceira fase, o poder seria transferido para um governo iraquiano multiétnico e representativo, após algum tipo de convenção constitucional.
A U.S. News afirma que a esperança generalizada é a de que o período de governo militar dure não mais do que entre seis meses e um ano. Os setores mais otimistas acham que será possível o país ter um governo iraquiano dentro de dois anos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.