Notícias

 |  hmin

Candidatos apostam todas as fichas na conquista de indecisos

Pesquisa mostra que 10% dos eleitores ainda não fizeram a escolha

A maioria dos eleitores catarinenses, de acordo com a última pesquisa Ibope/RBS TV, publicada no último sábado, dia 19, já decidiu em quem votar para governador do Estado. Metade escolheu Esperidião Amin (PPB) e a outra metade optou por Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Porém, não serão eles que decidirão esta eleição. É o grupo de indecisos, que segundo o levantamento soma 10% dos eleitores, que vai escolher quem assume o Palácio Santa Catarina no dia 1º de janeiro de 2003.

Neste caso, as pesquisas de intenção de voto passam a ter um papel fundamental, na opinião da doutora em Psicologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Louise Lhullier.

– A pessoa, especialmente aquela mais consciente, se sente pressionada a decidir –, explica.

Após análise dos resultados do primeiro turno, ela afirmou que a maioria dos indecisos têm origem no grupo que escolheu o candidato petista José Fritsch. A professora aponta que este eleitor, que se baseia na ideologia petista, não tem identificação com o candidato Luiz Henrique, mas aponta uma tendência: o voto é de oposição.

Já o professor de Ciência Política da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Valmir dos Passos, afirma que há dois grupos de indecisos. O primeiro, é dos que votaram em Fritsch no primeiro turno, o que acredita ser a maioria. O segundo grupo é composto por pessoas mais volúveis.

– Esse grupo é mais afastado da política e acaba decidindo a partir de questões mais fúteis. Ele não se envolve com o processo e pode ser influenciado por uma frase de efeito ou um programa de TV –, disse Passos. Segundo ele, muitas vezes, basta que um amigo próximo ou parente faça a sugestão para que o indeciso “volúvel” se sinta estimulado para fazer a escolha.

O candidato à reeleição, Esperidião Amin (PPB), pretende percorrer o maior número de municípios possíveis nos últimos dias e acredita que conseguirá convencer os eleitores indecisos em Santa Catarina por meio da confiança. O adversário, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), aposta que, historicamente, esta parcela opta pela oposição na reta final da campanha.

Confira outras informações no especial Eleições 2002

MÔNICA SANTHYANNA, ANA MINOSSO E ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSE

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.