| 05/10/2002 16h48min
O resultado da última pesquisa Mapa/Diário Catarinense revela que haverá segundo turno nas eleições para o governo do Estado.
O governador Esperidião Amin (PPB), candidato à reeleição, tem 48% dos votos válidos, seguido por Luiz Henrique da Silveira (PMDB), com 28% e José Fritsch (PT), com 21%. Sérgio Grando (PPS) conta com 2% das intenções de voto e Antônio Bello Junior, com 1%. Gilmar Salgado (PSTU) tem menos de 0,5%.
Para ganhar no primeiro turno, um dos candidatos precisaria de 50% mais um dos votos válidos, descontados os votos nulos e brancos.
Na pesquisa estimulada, que ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 3 e 4 de outubro, Amin obteve 42% das intenções de voto, Luiz Henrique, 25%, Fritsch 19%, Grando, 2%, e Bello 1%. Mas 3% disseram que vão votar em branco e 8% ainda não decidiram ou não responderam à pesquisa.
Nas simulações de segundo turno, Amin venceria tanto Luiz Henrique quanto Fritsch. Na primeira hipótese, o candidato do PPB teria 49% das intenções de voto contra 42% para o candidato do PMDB. Contra o candidato petista, Amin venceria com 52% dos votos. Na consulta, Fritsch teria 39%.
As duas vagas para o Senado seriam ocupadas por Paulo Bornhausen (PFL), com 29% de citações, e Leonel Pavan (PSDB), com 28% das indicações. Os dois candidatos estão empatados tecnicamente no acumulado de primeiro e segundo votos. Na pesquisa, a terceira colocação é disputada por Ideli Salvatti (PT) e Casildo Maldaner (PMDB), ambos com 24% das intenções de voto. Hugo Biehl (PPB) teria 23%; Milton Mendes (PT), 18%.
A pesquisa ouviu os entrevistados sobre a eleição presidencial e 49% disseram que votariam em Lula (PT), 22% escolheriam Serra (PSDB). Garotinho ficou com 9% das intenções de voto e Ciro (PPS), com 7%.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.