| 21/09/2002 18h11min
Com a queda em três pontos percentuais nos índices de intenção de voto em Esperidião Amin (PPB) e a ascendência em dois pontos para cada um dos concorrentes – Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e José Fritsch (PT) – diminui de 10% para 4% a diferença entre a soma do favorito em relação a dos demais.
A indicação de que cresceu a probabilidade da disputa ao governo estadual seguir para o segundo turno é baseada em pesquisa feita pelo Instituto Mapa entre os dias 17 e 20 deste mês.
Na consulta estimulada (na qual o entrevistado escolhe entre os nomes apontados) Amin aparece com 45%, contra 26% de Luiz Henrique, 14% de José Fritsch e 1% de Sérgio Grando (PPS). Gilmar Salgado (PSTU) e Antônio Bello Junior (PSB) aparecem com menos de 0,5% da preferência. Onze por cento dos entrevistados continuam indecisos ou não quiseram responder à consulta.
Na pesquisa espontânea, Amin conta com 36% das preferências de voto, Luiz Henrique com 20% e José Fritsch com 8%. O número dos que não sabem ou não responderam voltou a crescer na última semana – de 27% para 34% – coincidindo com a curva inversa do atual governador, que caiu de 40% para 36%.
Amin tem melhor desempenho no Planalto Serrano (64%) e pior nas regiões sul (39%) e norte (38%). Alcança 92% das citações de simpatizantes do seu partido, o PPB, 79% daqueles do PFL e 70% daqueles do PSDB.
A Luiz Henrique pertence a preferência de 60% dos simpatizantes do PMDB e a Fritsch, 40% da escolha dos simpatizantes do PT.
Oitenta por cento dos que preferem Amin e 79% dos que optam por Luiz Henrique asseguram que não pretendem mudar de voto.
Entre os eleitores cuja intenção de voto para presidente é Lula (PT), 79% dizem votar em Fritsch, 52% em Luiz Henrique e 34% em Amin. Entre os eleitores de Serra (PSDB), Amin lidera com 29%, contra 21% de Luiz Henrique e 4% de Fritsch.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.