| 07/09/2002 17h24min
O candidato à reeleição Esperidião Amin (PPB) mantém-se à frente na corrida eleitoral para o governo de Santa Catarina com 47% das intenções de votos, revela a última pesquisa do Instituto Mapa. Ele venceria a disputa no primeiro turno.
Em seguida aparece Luiz Henrique da Silveira (PMDB) com 22%. José Fritsch (PT) é o único candidato que subiu com relação à última pesquisa, de 9% para 13%. Sérgio Grando, do PPS, tem 2% da preferência do eleitorado.
Os candidatos Antônio Bello Júnior (PSB) e Gilmar Salgado (PSTU) aparecem nos últimos lugares com menos de meio por cento da intenção de votos dos catarinenses.
Amin consegue maior número de votos dos eleitores que têm entre 16 e 24 anos e entre aqueles com mais de 45 anos (49%). Ao mesmo tempo em que lidera a pesquisa, Amin é o candidato que sofre maior rejeição do eleitorado (19%). Luis Henrique da Silveira e José Fritsch empatam no mesmo critério (15%). Gilmar Salgado tem 13% de rejeição, Sérgio Grando, 12%, e Bello Júnior, 11%.
No quesito definição do voto Amin alcança 79% (entre aqueles que dizem não mudar de candidato). Luiz Henrique tem 78%, e José Fritsch, 74%. Vinte por cento dos que disseram que vão votar em Amin revelam quem podem mudar de idéia. Dos que preferem Luiz Henrique da Silveira, 21% falam em possível alteração. O voto de Fritsch pode mudar para 25% dos entrevistados.
Na simulação de segundo turno, Amin atinge 54% contra 33% de Luiz Henrique. Num segundo cenário – entre Amin e José Fritsch – o pepebista obtém 59%, e o candidato do PT conquista 27% do eleitorado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.