Notícias

 | 20/08/2002 22h29min

Propagandas dos presidenciáveis estréiam com ataques

Os ataques de José Serra (PSDB) a Ciro Gomes (PPS) marcaram nesta terça-feira, 20 de agosto, o primeiro dia do horário eleitoral na TV, reservado aos candidatos à Presidência e à Câmara dos Deputados. Os programas da estréia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou o petista como ex-metalúrgico, à tarde, e como comandante, de gravata, de uma equipe de doutores, no programa da noite. Anthony Garotinho (PSB) apresentou-se como reencarnação dos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Lula estreou na TV, à tarde, em mangas de camisa, no estaleiro Verolme, do Rio, como ex-metalúrgico preocupado com a geração de empregos. À noite, apareceu de gravata, numa ampla sala, como líder de uma grande equipe de elite. No programa da tarde, reclamou da decisão da Petrobras de construir três plataformas fora do país. Segundo o candidato, a empresa vai investir US$ 1,5 bilhão que poderia criar 25 mil empregos aqui. A dupla Zezé di Camargo e Luciano cantou o jingle que lamenta: "Estão levando à loucura / O Brasil que a gente ama".

Ciro Gomes não falou na estréia do programa na TV, à tarde. Investiu em imagens de comícios e passeatas e, principalmente, na figura da namorada, Patrícia Pillar. A atriz apareceu 10 vezes na TV e deu um depoimento no programa de rádio. No rádio e na TV, o programa exaltou os feitos de Ciro como prefeito de Fortaleza e como governador do Ceará. Ciro aproveitou para cutucar o candidato José Serra (PSDB), ex-ministro da Saúde, prometendo acabar com as filas nos hospitais. À noite, o candidato apareceu na TV para defender programas de habitação e geração de empregos.

José Serra trocou o tucano, a ave-mascote do PSDB, pelo quero-quero como símbolo da sua campanha. Na TV, à tarde, foi entrevistado pela jornalista Valéria Monteiro. Serra promoveu um desfile de artistas – Elba Ramalho, Chitãozinho e Xororó, o grupo KLB e a atriz Solange Couto, a dona Jura da novela O Clone. O portador de HIV Luiz Carlos Xavier elogiou a atuação de Serra como ministro da Saúde. À noite, o presidente Fernando Henrique Cardoso apareceu no rádio e na TV para elogiar Serra e dizer que este é "o momento de escolher quem está melhor preparado". Serra também cutucou Ciro. No final do programa, um locutor anunciou: “Ciro Gomes agride todo mundo”. Um vídeo mostrava o candidato do PPS em entrevista a uma rádio baiana, ironizando as perguntas de um ouvinte, a quem chamou de “burro” e “petista furibundo”.

A promessa de salário mínimo de R$ 280 a partir de maio de 2003 foi o grande mote do programa de Anthony Garotinho no rádio e na TV. O candidato do PSB apresentou-se como pai de nove filhos, evangélico e professor da escola dominical para casais. E, para rebater quem o acusa de demagogia, por prometer um mínimo inatingível, comparou-se aos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.