| 15/08/2002 18h38min
Agência Nacional de Petróleo (ANP) determinou nesta quinta-feira, 15 de agosto, a redução do preço do gás de cozinha vendido pela Petrobras em 12,4%. A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira, 19 de agosto.
O percentual foi negociado com a própria empresa, distribuidores e revendedores.
– A promessa é de que haverá repasse do corte para o consumidor – disse o diretor-geral da agência, Sebastião do Rêgo Barros.
Caso o repasse não ocorra, o preço do produto poderá ser tabelado na revenda, possibilidade que já havia sido levantada pelo ministro das Minas e Energia, Francisco Gomide, no fim do mês passado. Os preços de petróleo e seus derivados foram totalmente liberados no país no primeiro dia deste ano. Simultaneamente, foi retirado o subsídio ao gás, levando a um acréscimo de preços de 63,3% na refinaria e de 39%, em média, para o consumidor. O governo decidiu conter a alta do produto e deu poderes à ANP de intervenção no mercado. O ministro fixou o esta quinta como prazo para a queda de preços do produto, que no entanto caiu apenas 0,46% na média do país.
– A medida tem caráter excepcional e transitório – afirmou Barros.
Segundo ele, a determinação para a Petrobras poderá ser extinta quando houver "um casamento entre a queda da cotação do dólar e do preço internacional do petróleo". Hoje, o preço do botijão de gás na refinaria é de R$ 8,97 e cairá para R$ 7,86 a partir de segunda. O controle sobre a empresa e não na revenda ocorreu, segundo Barros, porque há mais de 80 mil revendedores no país e a implementação de limite de preços seria mais difícil.
As distribuidoras de GLP deverão repassar integralmente para os revendedores a queda de 12,4% no preço, segundo garantiu o superintendente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindgás), José Agostinho Simões.
– A intenção dos distribuidores é efetivamente repassar integralmente a redução – assegurou.
Segundo ele, a queda dos preços na distribuição começará a ocorrer na segunda-feira e vai se acentuar ao longo das próximas duas semanas, na medida em que houver reposição do produto.
A Federação Nacional dos Revendedores de Gás (Fergas) anunciou que os filiados em alguns Estados já estão reduzindo as margens de lucros no preço do varejo do botijão de 13 quilos. Isso possibilitará queda de até 10% no preço do gás.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.